O que você precisa saber antes de comprar produtos epóxi para piso

A tinta epóxi para piso é aplicada há muito tempo na indústria, onde já é bem conhecida pela sua resistência, suportando o tráfego de empilhadeiras, paleteiras, queda de ferramentas e ataques produtos corrosivos, sendo esses apenas alguns exemplos de sua aplicabilidade. Porém, além da resistência, o piso pintado com epóxi também facilita a limpeza do ambiente, traz aumento na luminosidade interna quando aplicado em cores claras, alta assepsia e custo de manutenção reduzido.

Por todas estas razões não só a indústria adotou o epóxi, como sua aplicação vem se popularizando para ambientes corporativos em geral e residenciais. Se você se enquadra em um desses casos e está considerando a aplicação da tinta epóxi no seu condomínio, casa ou empresa, indicamos que leia esse artigo até o fim. Nele você encontrará alguns esclarecimentos para ajudar na compra da tinta epóxi mais adequada para o ambiente que pretende pintar, revestir, proteger, corrigir ou embelezar, evitando gastos desnecessários ou inconvenientes futuros.

O QUE É TINTA EPÓXI?

Mas afinal, o que é tinta epóxi? Numa classificação industrial que divide as tintas em convencionais, seminobres e nobres, as tintas epóxis são enquadradas nesta última, também consideradas como de alta performance. São tintas bicomponentes, sendo um componente o pré-polimero epóxi e o outro o agente de cura que é em geral uma amina ou amida. Existem muitas possibilidades de formulação da tinta epóxi para piso, as quais permitem melhorar características como dureza, resistência mecânica, abrasiva, resistência química, entre outras que adaptam o produto de acordo com a agressividade a que estará sujeito após sua aplicação.

O QUE ANALISAR NO SEU PISO ANTES DA COMPRA?

Um dos aspectos iniciais importantes a se observar antes de pintar o piso é verificar se este recebe luz direta do Sol, pois alta exposição solar faz com que o epóxi sofra calcinação, que é o amarelamento da cor aplicada, e interfere na integridade superficial do filme. Em outras palavras, se você espera que o epóxi confira impermeabilidade, terá essa característica comprometida com o passar do tempo por conta da calcinação. Caso você necessite de um revestimento externo resistente, recomendamos a aplicação um primer epóxi combinado com uma tinta poliuretano como acabamento. 

Caso o piso seja interno e sem exposição direta ao sol, podemos passar para a  próxima questão e verificar qual é a fonte de tráfego a que o epóxi estará sujeito: haverá empilhadeiras, paleteiras, carrinhos com rodízios, veículos automotores ou apenas pessoas? Enquanto considera essa pergunta pergunta, verifique também se existe a possibilidade de ocorrerem ataques químicos, tanto alcalinos quanto ácidos, e manchas causada por graxas, óleos ou combustíveis. Nesses casos, existem alguns cuidados que você deverá ter antes da aplicação e com o acabamento que o piso receberá. 

Observe, também, as condições do piso base onde será aplicado a tinta epóxi: se o substrato é de concreto polido, se é antigo ou novo, se tem desnível, se é de lajotas com rejuntes, se tem buracos, pois nesses casos, para garantir a qualidade estética e de acabamento, você precisará fazer correções antes que o material possa ser aplicado. É bem importante que você verifique todas essas variáveis antes da compra e aplicação, pois somente assim o especialista poderá indicar a melhor solução para suas necessidades.

CUIDADOS NA HORA DA COMPRA E APLICAÇÃO

Antes do início da aplicação, verifique se o piso está totalmente seco, pois a presença de umidade poderá comprometer o resultado final do projeto. E lembre-se que, após a pintura, o piso precisará de pelo menos 48 horas para a secagem para tráfego leve e 72 horas para tráfego normal.

Outro cuidado bem importante que você deverá ter antes de começar o trabalho é com relação a escolha do profissional que irá realizá-lo. Tanto para a maximização da durabilidade quanto para garantia do efeito estético desejado, é essencial que o profissional tenha experiência com a aplicação de primers, seladores e tintas epóxi, e disponha das ferramentas adequadas.

Por fim, fique atento, grandes diferenças entre valores de orçamentos indicam diferentes métodos de aplicação e kits de produtos. Por via das dúvidas, peça que seu fornecedor descreva no orçamento quais etapas irá cumprir e com que micragem cada camada será aplicada. ou preencha o formulário abaixo e entraremos em contato para te ajudar. 

Voltar